top of page
Buscar
  • Foto do escritorjean oliveira

Técnicas de um fotógrafo VENDEDOR.

Weeggee era diferente em um tempo onde todos eram iguais, por isso que ele conseguia as melhores fotos.



Certa vez assisti em um telejornal uma reportagem que me chamou bastante a atenção. Era sobre um fotógrafo austríaco chamado Weegee cheio de técnicas e estratégias que o fizeram um ícone da época. Vendedores novatos e veteranos têm muito a aprender com ele, podem e devem aplicar suas ações para obter mais sucesso em seu negócio. Utilizo-me aqui de trechos da reportagem veiculada acrescida de minhas observações. Conheçam e aprendam com weegee.


Quando pequeno ele se mudou para Nova York, como os filhos de tantas famílias de imigrantes fotografadas por ele. O primeiro fato a se observar foi que ele se especializou em fotojornalismo policial e, naquela época, na cidade, não faltava trabalho para ele. Todo vendedor deve ter sua especialidade, é findo o tempo onde se batia no peito e tinha-se orgulho por ter muitos produtos em sua carteira, hoje predomina o foco e a especialização, conheça seu perfil de vendedor (técnico, emocional, etc) e alinhe com o produto que você vende, assim fica bem mais fácil de desenvolver a empatia com o cliente pois ele sentirá em você a segurança de alguém que sabe, gosta do que faz e transmite credibilidade, assim não faltarão negócios para você fechar da mesma forma que não faltava trabalho para Weegee pois um especialista nunca está ocioso.


Weegee era um fotógrafo policial muito esperto, tinha muitos contatos, frequentava os mesmo bares dos investigadores e foi assim que conseguiu um rádioescuta bem ao lado da cama, assim quando surgia uma chamada policial, ele saía correndo e, muitas vezes, chegava antes dos policiais. Hoje a moeda do profissional de vendas é o relacionamento e antecipação, vence quem tiver mais conhecimento e for o mais veloz no processamento das mensagens percebidas, quanto melhor você se relaciona com seu cliente (entenda-se por atender todas as necessidades e cumprir tudo o que promete), de mais possibilidades de negócios você ficará sabendo, para isso temos que nos cercar de gente que possa nos trazer esses benefícios, nada de perder tempo produtivo com quem não tem nada a nos somar.


O estúdio de Weegee ficava em frente à delegacia de polícia, em cima de uma loja de armas que até hoje mantém a mesma fachada. Para não perder tempo, ele tinha ainda um escritório ambulante, isso confirma uma pesquisa que indica que quase 50% do nosso sucesso é fruto da localização do ponto comercial (para aqueles que estão fixos em um endereço) ou de saber onde e com quem estar na hora certa (se você é ambulante). O cantor Milton Nascimento também concorda com isso já que em uma de suas canções mais famosas ele diz que “o artista tem de ir aonde o povo está” é a mesma coisa!!!


Olhar o acervo de Weegee é impressionante, dos anos 30 ao fim dos anos 40, Nova York era uma cidade em preto e branco e naquela época não havia photoshop, é claro, mas ele tinha seus segredos, ele usava esmalte de unha escuro para dar às fotos um tom mais dramático. Cada um não pode pensar em ser apenas mais um vendedor. O que te diferencia como profissional de vendas? Pelo que ou como você é conhecido? Se nem você tem a resposta para essas perguntas, está respondido porque tantos te comparam e tentam baixar o preço de teu produto ou serviço.


Entre fotos de gangsters presos e assassinatos nas ruas, Weegee também filmava. No verão, ele corria para Coney Island, no Brooklyn, e registrava o bom humor dos novaiorquinos, naqueles tempos de biquínis comportados e clima de romance na praia. O segredo de tudo está no equilíbrio e na abertura para aceitar novos desafios e quebrar paradigmas. Apesar do foco, weegee sabia que existia outro mundo ao seu redor e que não podia desprezá-lo, pois também era notícia, e podia ganhar dinheiro com ele sazonalmente, portanto esteja atento às mudanças que acontecem em seu entorno, amplie sua percepção e pense fora da caixa, conheça seus produtos e seus concorrentes, saiba quais são seus produtos similares e seus substitutos, para quem não sabe, em época de dia das mães principalmente, uma loja de roupas concorre com outras lojas bem como com uma loja de chocolates ou floricultura, por serem produtos substitutos pois irão trazer a mesma felicidade para quem é presenteada.


Para refletir:

Foco, especialização, relacionamento, antecipação, presença constante, diferencial e atenção ao mercado são estratégias que o Weegee conhecia muito bem, se não somos competentes nesses pontos podemos desenvolvê-las e lucrar com isso

Paz e Sucesso a todos nós.


Jean Oliveira



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page